segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014































como fazer sua mini hortas em pequenos espaços ?
Não é preciso muito espaço para fazer uma horta em casa. É só ter vontade e algum lugarzinho onde bata sol por algumas horas do dia e sua horta já pode começar. Nesse post vamos dar algumas dicas de como fazer uma horta dentro de sua casa.


O ideal para apartamentos e espaços pequenos é ter uma horta de temperos, pois eles geralmente se adaptam melhor a canteiros. Algumas espécies são indicadas, por exemplo: alecrim, manjericão, estragão, camomila, capuchinha, cebolinha, erva cidreira, hortelã, orégano, pimenta-dedo-de-moça, salsinha e sálvia. Eu mesma nunca consigo manter uma planta viva por muito tempo, mas já plantei algumas dessas e posso garantir que não dão quase nenhum trabalho.  Para fazer seu canteiro Você vai precisar de algumas coisas : um vaso grande ou uma jardineira (pode ser de plástico ou de barro), terra, húmus de minhoca ou você pode usar o adubo orgânico que ensinamos no post anterior sobre compostagem e algumas mudas de ervas de boa procedência. Não se esqueça de dar um bom espaço entre uma muda e outra, assim elas podem crescer livremente.



Mas como saber quando regar? A rega depende muito do tipo de vaso. Vasos de barro são mais porosos e por isso secam mais rapidamente. Para lugares de muito vento, recomendam-se vasos de resina. Eles imitam o barro e, apesar de não serem tão bonitos, são mais leves e seguram melhor a umidade. A herborista Sabrina brinca que a melhor medição para a rega ainda é o “dedômetro”: coloque o dedo na terra, se estiver úmida, está bom, se estiver seca, precisa ser regada?”. O ideal é que se adube a terra a cada 30 dias, você deve colocar o adubo afastado do caule e regar logo em seguida, é bom também revolver a terra para que não haja perda por oxidação quando o sol bater. É sempre bom também manter o hábito de podar, deve-se evitar a presença de folhas secas na planta pois elas atraem fungos e bactérias que podem acabar com a sua horta


Então, pode parar de reclamar por falta de espaço, porque o que não faltam são soluções. E aí vai mais uma foto só pra lembrar que qualquer lugar é lugar.




Mini hortas










Nenhum comentário:

Postar um comentário